Este concurso está vinculado ao 1º Desafio de Escrita do Escribário. Portanto, confira abaixo como vai funcionar o desafio:

Às vezes pode ser difícil escrever sozinho, não é verdade? Pensando nisso, o Escribário vai organizar um desafio épico de escrita que vai durar 1 mês.

Você será convidado a escrever um conto junto com a nossa comunidade e ainda terá a oportunidade de publicá-lo em uma antologia especial organizada pelo Escribário, sem custo para o autor. O desafio terá 4 etapas. Cada etapa com 1 semana de duração. Confira a seguir como vai funcionar.

  • 1ª semana – de 2 a 8 de agosto: Escrita. Essa é a parte mais divertida. Escreva! Sem muita preocupação com a gramática.
  • 2ª semana – de 9 a 15 de agosto: Reescrita: Reescreva o seu conto, tentando melhorá-lo parágrafo a parágrafo.
  • 3ª semana – de 16 a 22 de agosto: 1ª revisão: Revise a sua história de forma geral, focando principalmente no enredo.
  • 4ª semana – de 23 a 29 de agosto: 2ª revisão: Revise novamente a sua história, dessa vez se atentando para os aspectos gramaticais.

Depois que o desafio acabar, se quiser, você poderá enviar conto do desafio para a Antologia Amores Modernos. Confira o edital do concurso logo abaixo.

O Escribário fará conteúdos especiais baseados em cada etapa do desafio. Confira a programação de lives:

  • 3 de agosto – Como planejar e escrever um conto
  • 10 de agosto – Como reescrever o seu texto
  • 17 de agosto – Como olhar criticamente para a narrativa
  • 24 de agosto – Como corrigir problemas ortográficos

Importante

Somente pessoas que participarem do desafio poderão enviar os seus contos para a Antologia Amores Modernos. Quem participa do desafio não é obrigado a enviar o conto para a Antologia, você pode escrever qualquer tipo de conto que tenha vontade de escrever.

A ideia do desafio é que você tenha um excelente conto após este período de um mês, para publicar onde quiser. No entanto, se pretende participar da nossa antologia, é fundamental que você leia todo este edital para que seu conto se adeque à proposta da coletânea.

Edital do concurso Amores Modernos

1 – Escreva um conto sobre relacionamentos modernos. Não precisa, necessariamente, ser um relacionamento amoroso, pode ser um relacionamento de amizade, entre pais e filhos, entre uma pessoa e seu animal de estimação, assim por diante. O conto precisa se passar na atualidade e não pode ter elementos fantásticos. Deve ser uma história focada no mundo real, de preferência com temas atuais, como, por exemplo, pandemia, racismo, representatividade, homofobia, repressão ou transtornos psicológicos.

2 – Aceitaremos somente 1 conto por autor. Escritores que enviarem 2 ou mais contos serão desclassificados. Permitiremos contos com coautoria.

3 – O conto pode ter até 6 páginas, com a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margem padrão. O título do conto deve estar acima do texto. Receberemos apenas textos em Word.

4 – O conto deve ser inédito, isto é, nunca ter sido publicado em nenhuma plataforma, seja gratuita ou paga. Se for aceito para a antologia, os direitos autorais do conto serão do Escribário.

5 – Somente os 10 melhores contos serão publicados na antologia. Os critérios de avaliação são os seguintes: criatividade (Ou seja, se o seu conto apresenta uma história original e que desperte emoção no leitor), adequação às regras deste edital e a boa utilização da Língua Portuguesa. É muito importante que o conto esteja revisado e bem escrito, seguindo todos os passos do Desafio de Escrita do Escribário. Textos com excesso de problemas ortográficos ou que não se inserirem no tema da antologia serão desclassificados. Evite usar palavras de baixo calão, violência gráfica e cenas de sexo explícito.

6 – O conto deve ser enviado entre os dias 29, 30 e 31 de agosto. É um intervalo de apenas 3 dias, portanto, atente-se para a data. Contos enviados fora deste prazo não serão aceitos.

7 – No mesmo arquivo do conto, o autor deverá enviar uma breve biografia em terceira pessoa com no máximo 7 linhas. Opcionalmente, pode enviar uma foto, dentro do arquivo word (esses dados podem ficar em uma sétima página, para não comprometer as 6 páginas do conto). A biografia com foto será colocada no tópico “sobre o autor”, no final de cada conto. A ideia é fazer com que o leitor conheça um pouco sobre o escritor que produziu a história, então é interessante também inserir as suas redes sociais e outras obras publicadas para divulgar o seu trabalho.

8 – A antologia será publicada no dia 13 de setembro na loja do Kindle/Amazon em formato exclusivamente digital, com o valor de R$ 9,90. Poderá haver alterações de preço no futuro. Os autores vencedores receberão uma cópia gratuita. O e-book será amplamente divulgado nas redes sociais do Escribário, com direito a posts especiais sobre os autores.

9 – O conto deverá ser enviado ao e-mail escribarioliteratura@gmail.com, na data especificada, com o assunto “Antologia Amores Modernos”. No conteúdo do e-mail deve haver as seguintes informações:

  • Nome Completo:
  • Nome de autor (esse é o nome que vai aparecer na antologia, então se você usa pseudônimos, coloque ele aqui):
  • Idade:
  • Título do conto:

11 – A participação na Antologia não terá custo para o autor. É gratuita. O valor arrecadado na venda do e-book servirá para cobrir os custos de leitura crítica, revisão textual, diagramação e divulgação da obra.

12 – O resultado será divulgado no dia 06 de setembro no site www.escribario.com e no Insgragram @escribario.

13 – Dúvidas poderão ser enviadas por e-mail (escribarioliteratura@gmail.com) ou pelo Instagram @escribario.

Boa escrita!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.